fbpx
Siga-nos nas redes sociais

Policia

Tribunal de Justiça do Ceará manda soltar bandido que matou PM durante assalto a banco

José Walter de Lima, bandido de altíssima periculosidade, volta às ruas por ordem da Justiça

Publicados

em

Por decisão do Tribunal de Justiçado Estado do Ceará, através da desembargadora Lígia Andrade de Alencar Magalhães, o assaltante de banco José Walter de Lima, 48 anos, foi posto em liberdade, através de um habeas corpus concedido pela 1ª Câmara Criminal. Ele é acusado de integrar a quadrilha que matou um policial militar durante ataque a uma agência bancária, no Município de Catarina (a 394Km de Fortaleza), em 2012.

Lígia Andrade de Alencar Magalhães, justificou que o processo perdura há sete anos, “configurando-se excesso de prazo injustificado”, e concedeu liberdade provisória a José Walter, com aplicação das medidas cautelares de comparecimento periódico em juízo e proibição de ausentar-se da Comarca (no caso, Catarina) quando a permanência seja conveniente ou necessária para a investigação ou instrução. O habeas corpus foi concedido no último dia 12.

A decisão contrariou o parecer do Ministério Público do Ceará (MPCE). Em 22 de fevereiro deste ano, a procuradora Lúcia Maria Bezerra Gurgel tinha opinado pelo “improvimento” do pedido de soltura, alegando que o denunciado contribuiu para a demora do processo ao passar um tempo sem representante legal e que devem ser consideradas a necessidade de expedição de cartas precatórias e pluralidade de réus no processo. A defesa do acusado não atendeu às ligações telefônicas.

O assalto e a morte do PM

José Walter de Lima é acusado de participar do assalto à agência do Banco do Brasil e às Casas Lotéricas de Catarina, em plena luz do dia, em 27 de fevereiro de 2012. Conforme o Ministério Público, uma quadrilha fortemente armada sitiou o Município por volta de 10h, atacou o destacamento policial, fez reféns e subtraiu o dinheiro dos estabelecimentos.

Os agentes de segurança que se encontravam no destacamento foram feitos reféns, e um assaltante atirou com uma escopeta calibre 12 contra as costas do soldado Antônio Alves Neto, que estava rendido no chão. O PM não resistiu aos ferimentos. Após o tiro, o bando fugiu com armas e coletes dos policiais. O primeiro suspeito de integrar a organização criminosa preso foi Pedro Cruz Negreiros, o ‘Naldo’, ainda no dia dos crimes. Em seguida, a Polícia chegou à detenção de José Walter, encontrado dentro de uma carroceria de caminhão, no dia 2 de março daquele ano. No dia posterior, quatro membros da quadrilha foram mortos em um confronto com policiais em Acopiara.

Liberdade

No último dia 15, o juiz Francisco Hilton Domingos de Luna Filho, respondendo pela Vara Única da Comarca de Catarina, expediu o alvará de soltura e remeteu para a Penitenciária Industrial Regional do Cariri (Pirc), em Juazeiro do Norte, onde o acusado estava preso preventivamente desde 2 de março de 2012, para que ele fosse colocado em liberdade imediatamente.

Matéria do Jornalista Fernando Ribeiro

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policia

Após 60 dias da morte brutal da universitária, vaqueiro assassino continua foragido

Daniele foi raptada na estrada, estuprada e morta com um tiro no rosto pelo vaqueiro

Publicados

em

Era o começo da manhã do dia 25 de abril passado quando moradores da localidade de São Gonçalo, um povoado distante 15 quilômetros da cidade de Pedra Branca, no Sertão Central do Ceará (a 285Km de Fortaleza), encontraram o corpo da universitária Daniele Oliveira da Silva, 20 anos, com marcas de violência. Estava seminua e com um tiro no rosto.

A cena do crime brutal foi também o começo de uma história que não terminou. O assassino de Daniele “furou” diversos cercos policiais desde então e continua sua fuga desvairada pelo Sertão. Do Ceará ele partiu para o Piauí, onde agora é procurado intensamente.

O vaqueiro José Pereira da Costa, o “Zé do Valério”, logo surgiu na investigação como o principal suspeito do crime. Ele já trabalho na propriedade dos pais da garota, que ganham a vida na fabricação de queijo caseiro.

A mãe de Daniele, Dona Joelma Oliveira, nunca desconfiou das intenções criminosas do ex-empregado com sua filha. Foi surpreendida pela notícia da Polícia de que o vaqueiro já era um assassino. Alguns anos atrás, matou uma mulher no Município de Crateús, nas mesmas circunstâncias da morte da universitária de Pedra Branca.

A última pista

Com a identificação do suspeito, os inspetores da Delegacia de Polícia Civil de Pedra Branca iniciaram a caçada ao criminoso. A pedido da delegada Anarda Pinheiro, a Justiça decretou a prisão preventiva do vaqueiro. Ele desapareceu do Município e passou a ser procurado no Sertão. Caminhou por Senador Pompeu e Quixeramobim. Deu a volta por Boa Viagem e seguiu e trilha em direção a Independência. Prosseguiu até Crateús, de onde alcançou a divisa e chegou ao estado do Piau, onde trocou tiros com policiais e guardas municipais na noite da última quinta-feira (20).

O confronto se deu no sertão de Carnaubal, região de serra e mata densa no Município de Buriti dos Montes, já em terras piauienses. De lá, teria alcançado a localidade de Juazeiro do Piauí. Foi a última pista obtida pelas autoridades desde o fim de semana passado.

Retrato falado, oferta de recompensa, busca com cães e helicóptero. Tudo isso foi insuficiente para que, nestes 60 dias, assassino fosse, finalmente, encontrado.

Enquanto a família de Daniele chora a sua morte e pede a prisão do assassino, autoridades continuam na caça ao vaqueiro nos confins do Piauí. “Ele é um monstro”, diz Dona Joelma.

Via Jornalista Fernando Ribeiro

Continue lendo

Policia

Jovem desaparecida no Aeroporto de Fortaleza é presa em Portugal por tráfico internacional de drogas

Ela foi presa ao desembarcar em Portugal, com 2,5 kg de cocaína

Publicados

em

A jovem de 20 anos que estava desaparecida desde o dia 20 de junho em Fortaleza foi presa em Portugal por tráfico internacional de drogas. Vitória Domingos de Sousa foi presa ao desembarcar no aeroporto de Faro, na região de Algarve, em Portugal. Com ela foram apreendidos 2,5 kg de cocaína.

De acordo com a Secretaria de Segurança do Ceará, representantes do sistema prisional de Portugal entraram em contato com a Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) informando que a jovem dada como desaparecida desde o dia 20 de junho deste ano, foi presa pela Polícia portuguesa.

Familiares da garota registraram o boletim de ocorrência na 12ª Delegacia do DHPP, nessa segunda-feira (24), sobre o desaparecimento.

Os parentes também iniciaram uma campanha nas redes sociais para encontrar Vitória. Uma das divulgações foi vista pelas autoridades portuguesas, que acionaram a polícia cearense. A família da jovem foi informada sobre a prisão.

Continue lendo

Policia

Homem é encontrado morto com perfurações de “espada samurai” e pedrada em Fortaleza

Espada foi recolhida pela polícia. Homem foi encontrado com o rosto ferido e diversas perfurações pelo corpo

Publicados

em

Um homem foi assassinado na madrugada deste domingo (24) com uma pedrada na cabeça e diversas perfurações pelo corpo no Bairro Ancuri, em Fortaleza. A polícia suspeita que os criminosos tenham usado uma espada samurai para cometer crime. A arma foi apreendida.

A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi acionada nesta manhã, após moradores do bairro encontrarem o corpo nas proximidades do Anel Viário.

De acordo com a polícia, a vítima foi atingida por uma pedra no rosto. Logo em seguida, os criminosos atingiram o homem diversos vezes com a espada. A polícia contou que a vítima ficou com o rosto desfigurado.

A DHPP e a Perícia Forense foram ao local, recolheram o corpo e iniciaram as investigações. A vítima não teve a identidade revelada pela polícia.

A espada foi apreendida e deverá passar por um exame pericial. Até as 9h40 desta segunda-feira, ninguém havia sido preso pelo crime.

Via G1

Continue lendo

Policia

Homem é morto com nove tiros na frente da mãe e da esposa em Fortaleza

Crime aconteceu na tarde deste domingo (23) na Comunidade Graviola, no Centro de Fortaleza

Publicados

em

Um homem foi assassinado com pelo menos nove tiros na frente da mãe e da esposa, na tarde deste domingo (23), na comunidade Graviola, no Bairro Centro, em Fortaleza.

De acordo com a polícia, Edson Costa Reis Filho, de 32 anos, estava sentado na frente da casa onde mora com a esposa e a mãe, quando um homem passou em uma motocicleta e o reconheceu.

Próximo à esquina da Travessa Graviola, que leva o mesmo nome da comunidade, o suspeito retornou e atirou nove vezes contra a vítima na frente da família e fugiu logo em seguida. Edson já tinha passagens pela polícia por roubo, furto, tráfico de drogas, receptação e por crimes de trânsito.

O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Via G1

Continue lendo

Policia

Suspeitos armados e encapuzados matam homem de 43 anos dentro de casa em Icapuí, no Ceará

De acordo com a Polícia Civil, vítima não tinha antecedentes criminais e após o crime os homens fugiram em uma motocicleta

Publicados

em

Suspeitos armados e encapuzados mataram um homem de 43 anos dentro de casa em Icapuí, litoral leste do Ceará, na noite desta sexta-feira (21).

De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Antônio Marcos Rebouça Maia, de 43 anos. Ele não tinha antecedentes criminais. Após o crime, os autores do homicídio fugiram em uma motocicleta.

Agentes da Polícia Militar foram acionados para atender a ocorrência e uma equipe da Perícia Forense foi ao local para fazer a retirada do corpo.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o caso foi registrado na Delegacia Regional de Aracati, unidade plantonista, e as investigações ficaram a cargo da Delegacia Municipal de Icapuí.

Via DN

Continue lendo
Publicidade