Lua cheia é vista com coloração alaranjada no céu de Fortaleza nesta sexta-feira

A aparência diferente do astro pode ser percebida logo no início da noite, em razão de um eclipse penumbral

Falso pastor estupra garota de 11 anos “para que ela entre no céu”; “anjo me mandou fazer”, disse o homem
Menino de 4 anos diz à mãe que vai esperar por ela no céu pouco antes de falecer
“Estrela de Natal” se formará no céu após 800 anos e será visível da Terra em dezembro

Quem olhou para o céu de Fortaleza na no início da noite desta sexta-feira (5) se surpreendeu com uma lua cheia que parecia maior em tamanho e com uma coloração mais avermelhada.

A razão para a aparência fora do normal do astro é um eclipse lunar, conforme esclareceu a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). O tom mais avermelhado da lua ficou conhecido como Lua de Morango, que recebeu esse nome em referência ao início do período de colheita de morangos no hemisfério norte. A lua apareceu desta forma na América do Sul, na Ásia, na Europa e na Autrália.

Em Fortaleza, entretanto, o fenômeno pode ser visto com mais nitidez logo nos primeiros momentos da aparição da lua. Segundo o astrônomo Dennis Weaver, houve um pequeno eclipse penumbral que pode até ser invisível ao olho humano.

Ainda assim, pessoas se reuniram na Praia de Iracema e no Espigão para apreciar o momento, embora o decreto de isolamento social ainda esteja em vigor e não é permitida a ida aos espaços públicos.

Segundo a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), a vigilância na área da praia para orientar a presença de eventuais frequentadores permanece sendo feita. Na tarde desta sexta-feira, inclusive, cerca de 40 pessoas foram abordadas na Avenida Beira-Mar, entre o Mercado dos Peixes e a Praia de Iracema. “A Agefis atuou em 61 pontos da cidade hoje, para inibir aglomerações, ordenar filas e alertar acerca do isolamento social”, informou em nota. As ações têm apoio da Guarda Municipal.

COMENTÁRIOS