conecte-se conosco

Olá o que procuras?

Região

Chuva de granizo cai em Mauriti e Aurora, no interior do CE

Chuva atingiu o distrito de Palestina, em Mauriti, no início da tarde. Já em Aurora, o fenômeno foi registrado no Sítio Jatobá de São Miguel

Os moradores de Mauriti e Aurora, na região do Cariri, no Sul do Estado, foram surpreendidos com uma chuva de granizo na tarte deste sábado (05). O fenômeno, considerado raro no Ceará, não é monitorado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O primeiro registro aconteceu por volta das 13h30 no distrito de Palestina, em Mauriti, que fica a 497 quilômetros de Fortaleza. “A chuva foi forte, com muita ventania”, conta o escrivão Nicodemus Lacerda. Segundo os moradores de lá, o pluviômetro registrou 100 milímetros.

Já em Aurora, que fica a pouco mais de 80 quilômetros de Mauriti, a precipitação aconteceu na localidade do Sítio Jatobá de São Miguel. Apesar do susto, não houve estragos. O fenômeno aconteceu por volta das 16h e durou cerca de 20 minutos.

No Sul do Estado, a quadra invernosa, ao contrário das outras regiões do Ceará, iniciou mais cedo, a partir deste mês de janeiro. Segundo a Funceme, a presença de chuvas acontece graças ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema de baixa pressão atmosférica, circulando a aproximadamente 12 km de altura, formando nuvens na região do Cariri.

Choveu em pelo menos 33 municípios cearenses das 7h deste sábado (5) até as 7h deste domingo (6), segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

No município de Iracema, na região do Jaguaribe, foi registrada a maior chuva, com 126 milímetros. Seguido por Pedra Branca e Mombaça, que registraram 86 e 52 milímetros, respectivamente.

Outros cinco municípios registraram as maiores chuvas. São eles: Quiterianópolis (33.0 mm); Tauá (32.0 mm); Meruoca (29.0 mm); Forquilha (22.0 mm) e Ipueiras (20.4 mm).

Previsão

A previsão para este sábado é de céu parcialmente nublado nos litorais de Fortaleza e do Pecém. Nas demais regiões, nebulosidade variável com chuva. Já amanhã (06), deverá ter nebulosidade variável com chuva no Litoral, no Maciço de Baturité e na região Jaguaribana. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.

Matéria do Diário Cariri

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda