conecte-se conosco

Olá o que procuras?

Região

Ceará terá internet de graça em espaços públicos de todos os municípios

Anúncio foi feito pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT), nesta terça-feira, 10 de agosto, por meio das redes sociais

Programa Ceará Conectado busca conceder pontos de acesso de internet gratuita em locais público de todos os munícipios do Estado. Anúncio foi feito pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT), nesta terça-feira, 10 de agosto, por meio das redes sociais.

Medida representa a consolidação de um novo hub de desenvolvimento no Estado, com foco em conectividade e infraestrutura de dados, que começou a ser construído com a instalação de Data Centers no Estado.

De acordo com o gestor estadual, o Projeto de Lei (PL) que viabiliza medida será enviado para apreciação na Assembleia Legislativa do Estado ainda nesta semana. “Um dos maiores programas de conectividade do Ceará”, conforme definiu Camilo.

Mais detalhes do funcionamento do programa, investimento necessário, bem como sobre o cronograma de implementação, serão divulgados a partir do envio do PL para avaliação dos deputados estaduais, assim, ainda não há um prazo para que os pontos de conexão gratuita sejam implementados.

O projeto representa uma expansão do ideal de conectividade implementado por meio do “Cinturão Digital”, que garante a integração de todos os sistemas públicos do Estado. De acordo com Camilo, a meta é consolidar uma expansão do Cinturão, fazendo com que ele conecte no mínimo o dobro de entidades já integradas e a partir disso, permitir o acesso gratuito da população à internet em determinados espaços de cada cidade.

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), responsável pelo Cinturão Digital, ficará encarregada de operacionalizar o novo programa.

“Temos hoje no Ceará a maior rede pública de fibra ótica do Brasil, e somos o segundo lugar mais conectado do mundo, por meio dos cabos submarinos. A ideia é levar essa conexão para todos os 184 municípios cearenses”, argumenta o governador.

Entre os municípios que já estão sendo alvos de estudos para implementação dos pontos de acesso gratuito estão: Maranguape, Pacajus, Horizonte, Acaraú, Chaval. O foco é permitir que todas os órgãos de gestão e administração públicos das cidades cearenses possuam internet gratuita, com fornecimento do Estado.

“Essa rede poderá servir as prefeituras dos municípios, as escolas, aos órgãos municipais. A conectividade nas praças centrais do municípios”, projeta Camilo ao mencionar que os locais exatos da instalação dos pontos de acessos serão decididos por meio de reuniões com cada prefeitura.

Propaganda