conecte-se conosco

Mundo

Aviso de uma Mãe: pensei que o brilho branco era apenas luz refletindo no olho do meu menino; não cometa meu erro

Uma mãe faz o alerta para não cometerem o seu erro, após ter confundido um brilho branco no olho do seu rapaz como um reflexo de luz

Leonnie Ord, 33 anos, começou a notar um brilho sobre a pupila esquerda do seu filho Cillian Coyles, de um ano, em agosto. Mas, como ia e vinha, ela apenas pensava ser o reflexo da luz e era inofensiva, como muitos pais fariam. Só pode ser vista ligeiramente nas imagens em setembro, mas parece como um reflexo de olhos vermelhos com fotografia com flash.

Em outubro, o brilho começou a tornar-se mais proeminente e, como se tivesse um “olho de gato”, Leonnie e o noivo Gary Coyles, de 36 anos, procuraram conselho. Após vários testes, os pais de Cillian ficaram atordoados quando lhe foi diagnosticado um retinoblastoma. Um tipo raro de câncer ocular que afeta geralmente crianças pequenas.

Cillian perdeu a visão no seu olho esquerdo em resultado do tumor que crescia no seu nervo óptico e está agora a fazer quimioterapia dirigida para o encolher. Leonnie disse que a sua visão pode ter sido salva se ela e Gary tivessem pensado em fazer um exame ao filho mais cedo — e está agora a avisar outros pais para “conhecerem o brilho”.

A mãe de dois, de Hebburn, Tyne e Wear, disse: “Se vir algo diferente com o olho do seu filho, precisa de ser examinado. Se notar algo com o olho do filho do seu amigo ou se vir uma foto no Facebook, não tenha medo de alertar esse pai”.

“Cada mudança no olho não significa que possa ser câncer. Mas se tivéssemos visto e feito o Cillian verificar mais cedo, ele ainda poderia ter potencialmente tido a sua visão no olho esquerdo, simplesmente não sabemos. Essencialmente essa imagem feliz e sorridente dele esconde um segredo que pode ser mortal se não for apanhado a tempo”. disse Leonnie: “No verão passado, comecei a notar um brilho no seu olho, mas não era muito frequente, e eu a modos que o reduzi a um reflexo de luz. Depois comecei a notar um pouco mais e mudámo-nos para uma casa, que tinha muito mais luz e depois comecei a notar mais”.

Foi nas semanas que antecederam o diagnóstico de Cillian que o brilho branco se tornou mais aparente.

“Quando começou a tornar-se mais proeminente e eu olhava para ele, pude ver este branco a olhar para mim, que sei agora ser o tumor no seu olho. Tinha-o mencionado ao meu parceiro, Gary, que não o tinha visto, e passamos uma semana e perguntei: “Consegues ver isso? Vem ver isso’ e então ele começou a reparar. Então sabíamos haver ali algo que precisava de ser verificado”.

A assistente social Leonnie contactou o seu médico de clínica geral e um oculista antes de ligar para a A&E em outubro e falou com um consultor que a aconselhou a trazer Cillian para ser vista.

Foi então encaminhado para um oftalmologista pediatra que revelou que a criança de um ano perdeu a visão no seu olho esquerdo, e tinha quase a certeza de que tinha retinoblastoma.

Dois dias depois viajaram para o Hospital Infantil de Birmingham, onde lhe foi oficialmente diagnosticado retinoblastoma.

Leonnie, que também é mãe de Aoife Coyles, de cinco anos, disse: “Quando começava a pesquisar no Google, passei das cataratas ao câncer. Passei de uma ponta da escala para a outra. Eu sabia ser algo, mas nunca teria adivinhado que teria sido câncer. Por isso, isso assustou-me obviamente e não consegui dormir naquela noite. Antes de chegarmos a Birmingham, aceitamos de certo modo que pensávamos que lhe ia ser diagnosticado câncer. As minhas principais preocupações eram que ele ia perder a sua pequena personalidade, cabelo e ia ser muito pobre. Eram três coisas que eu não conseguia tirar da minha cabeça”.

Apesar de ter sido submetido a um tratamento exaustivo, Leonnie diz que o seu filho tem um sorriso constante no seu rosto. Após um par de meses de “montanha-russa”, ela sensibiliza para o “brilho branco”, de modo a salvar uma vida.

A família criou uma página JustGiving para angariar fundos para o Childhood Eye Cancer Trust e Leonnie irá completar a Great North Run em setembro próximo.

Trending Posts