conecte-se conosco

Brasil

Veja quais são os documentos indispensáveis para sacar seu FGTS

Você sabe quais os documentos necessários para o saque? Entenda agora

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todo trabalhador brasileiro com carteira assinada. Mas, o acesso ao dinheiro só é permitido em situações específicas, como na compra da casa própria, por exemplo.

Leia mais: Saiba como conferir o extrato do FGTS em 2022

A proposta do FGTS é servir de segurança para os trabalhadores em caso de demissão. Por essa razão o dinheiro funciona como uma espécie de poupança. Todos os meses os empregadores depositam uma porcentagem na conta dos funcionários para criar esse fundo de garantia.

Propaganda

Documentos para o FGTS

Uma das formas de sacar o FGTS é em caso de demissão sem justa causa. Quando isso acontece, o trabalhador precisa apresentar alguns documentos para ter o acesso ao dinheiro. Lembrando que, fora a situação de demissão sem justa causa, apenas em outras restritas opções é possível ter acesso ao dinheiro do fundo de garantia.

Assim, para o saque é necessário apresentar a carteira de trabalho, assim como o Número de Inscrição Social (NIS) e o termo de quitação da rescisão de contrato de trabalho. Além disso é preciso apresentar também o documento de identificação do trabalhador.

Propaganda

Atualmente já é possível fazer o saque digital. É uma forma mais facilitada de ter acesso ao benefício. Para isso é só baixar o aplicativo do FGTS no seu celular e conferir os valores disponíveis para saque.

Outra etapa é indicar uma conta em qualquer banco para que o FGTS seja destinado. A única exigência é de que a conta seja da mesma titularidade da conta do FGTS.

A opção de saque digital do FGTS começou a valer em fevereiro de 2020 e, desde então, tem facilitado o acesso de muitos trabalhadores ao dinheiro disponível.

Propaganda

Em alta