Polícia alerta pais sobre ‘Homem Pateta’, que dissemina mensagens perturbadoras no Facebook

Usando pseudônimo de Jonathan Galindo, perfis usam personagem da Disney para atrair atenção dos menores e envia até vídeos com técnicas de suicídio

Em alerta, regiões de Ubajara são evacuadas por risco de rompimento da barragem de açude Granjeiro
Pai publica foto da filha doente no hospital e alerta para “risco” de reabrir as escolas
Alerta: Mortes por afogamento crescem com cheias em rios e açudes do Ceará

A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou nesta semana um alerta para pais de crianças e adolescentes sobre perfis em redes sociais com o nome de Jonathan Galindo, conhecido como “Homem Pateta”, que estariam assustando os menores com conteúdo de terror e mensagens que podem induzir ao suicídio.

Usando fotos que remetem ao personagem Pateta, da Disney, as páginas interagem com as crianças por meio de mensagens. Após ganharem a confiança, entram em contato com elas e fazem ameaças perturbadoras.

O perfil foi originalmente criado há três anos no México. Com o tempo, os perfis falsos foram se multiplicando até chegaram ao Brasil.

De acordo com a polícia catarinense, esses perfis do “Homem Pateta” têm poucas postagens porque, após ganhar a confiança das crianças, os criminosos enviam mensagens privadas com textos, vídeos e áudios com ameaças e intimidações. Segundo o portal R7, há relatos de que são ensinadas técnicas de suicídio.

As autoridades alertam para que pais fiquem atentos aos sites e conteúdos que os filhos acessam na internet, a fim de protegê-los de perfis como esses.

Uma rápida busca no Facebook é possível encontrar diversos perfis com o codinome Jonatan Galindo.

Via CatracaLivre

COMENTÁRIOS