Siga-nos nas redes sociais

Fake News

Mulher é presa por manter o marido acorrentado em casa durante o carnaval?

É verdade que uma jovem goiana foi presa por prender com correntes o marido em casa durante os 5 dias de carnaval?

Publicados

em

A notícia surgiu nas redes sociais na primeira semana de março de 2019, indo parar até no nosso grupo do Facebook. Segundo o texto, que é compartilhado acompanhado de fotos dos envolvidos, uma mulher de Campo Verde (GO) teria acorrentado o marido durante os 5 dias de carnaval e que ele teria sido libertado pelos vizinhos somente na quarta-feira de cinzas.

A notícia afirma também que, de acordo com a Polícia Militar, Aguinaldo dos Santos teria sido preso por correntes pela sua própria esposa enquanto dormia, passando os 5 dias de carnaval sem poder sair de casa. Enquanto isso, diz a reportagem, Jéssica Balbino teria saído todos os dias para o carnaval de sua cidade.

Jéssica teria confessado em depoimento à Polícia que manteve o marido acorrentado em casa por vingança já que ele a traiu diversas vezes em carnavais anteriores, sendo autuada em flagrante por cárcere privado.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Como você pode notar nessa história, ela tem várias características de uma fake news:

  • Usa nomes de pessoas que não existem
  • Não revela dados importantes, como em qual delegacia o crime teria sido registrado
  • Usa fotos e imagens que nada tem a ver com a história
  • Não foi noticiado em nenhum jornal (apenas em sites conhecidos por espalhar fake news)
  • Apela para o emocional do leitor (criando uma empatia com o assunto)
  • Possui erros de gramática

Logo de cara, uma busca por “Aguinaldo dos Santos“ e “Jéssica Balbino“ não retorna nenhum resultado, a não ser de sites que apenas copiaram o mesmo texto.

Não há nenhuma menção ao assunto nos jornais locais (nem de Campo Verde e nem do estado de Goiás). Aliás, não existe uma cidade chamada “Campo Verde” em Goiás, mas Campos Verdes. O município de Campo Verde (no singular) fica no estado do Mato Grosso.

O site que espalhou essa história, o Folha Brasil News, já é conhecido aqui no E-farsas por disseminar notícias falsas na web. Foi esse mesmo site que inventou a fake news (dentre várias outras) que dizia que um paraense teria morrido após introduzir uma jibóia em seu ânus:

Um paraense quase morreu ao enfiar uma jiboia no seu orifício anal?

É claro que o Folha Brasil News não mostra nenhuma prova do que escreve, mas mesmo assim muita gente acaba compartilhando o assunto como se fosse real:

As fotos usadas na fake news

Se essa notícia é falsa, como explicar as fotos usadas na “reportagem”? A resposta vai te surpreender (brincadeira, gente):

Uma busca reversa dessas imagens revela que a mulher que aparece na imagem (e chamada de “Jéssica Balbino”) é, na verdade, uma fugitiva da justiça que teria sido capturada por caçadores de recompensas norte-americanos. Não há muita informação a respeito dessa foto, mas ela faz parte de uma galeria chamada “mulheres algemadas” no Flickr.

Perceba no detalhe abaixo que as algemas são roxas, bem diferentes das usadas pela polícia no Brasil:

Quanto ao homem que aparece preso por correntes, não encontramos a sua origem. Quem souber, nos ajude aí nos comentários.

Conclusão

A notícia afirmando que uma mulher teria amarrado o marido com correntes para impedi-lo de comemorar o carnaval, em Goiás, é falsa!

Matéria do É-farsas

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fake News

O homem que fez o papel do diabo vencendo Jesus em desfile morreu carbonizado?

É verdade que o homem que interpretou o diabo vencendo Jesus em desfile de escola de samba morreu carbonizado após acidente de carro?

Publicados

em

A notícia surgiu no começo de março de 2019, pouco tempo depois da repercussão causada pelo desfile da escola de samba Gaviões da Fiel no sambódromo, em São Paulo. De acordo com a notícia, o homem que fez o papel do diabo vencendo Jesus teria morrido carbonizado em um acidente automobilístico, após seu veículo se chocar na traseira de um caminhão e explodir!

Nas imagens que acompanham a reportagem é afirmado que ninguém zomba de Deus e dá a entender que o artista, de certa forma, teve o que mereceu.

Verdade ou mentira?

Na madrugada do dia 03 de março de 2019, a escola de samba paulista Gaviões da Fiel entrou no sambódromo – em São Paulo – com uma comissão de frente encenando a “luta entre o bem e o mal” com o demônio vencendo Jesus. Os próprios atores falaram sobre isso em entrevista à Globo:

Após a polêmica causada pela encenação, a escola de samba tentou se justificar, explicando que o personagem “derrotado” era, na verdade, uma representação de Santo Antão.

Aproveitando-se do barulho que a apresentação causou nas redes sociais, alguns sites começaram a inventar notícias relacionadas ao assunto com o claro objetivo de ganhar visitação.

O primeiro site a publicar esse “furo jornalístico” foi o Top Five TV, já bastante conhecido aqui no E-farsas por ter criado e disseminado inúmeras fake news. Esse site é o mesmo que inventou, por exemplo, aquela notícia afirmando que um idoso ganhador da mega sena teria sido morto asfixiado pela vagina da namorada.

Note que o nome do sujeito sequer é mencionado em nenhum momento. A “reportagem” também não dá maiores detalhes que seriam importantes para se verificar a sua veracidade.

Deus castiga todos que interpretam personagens que “zombam” dele?

Muita gente acredita em um deus vingativo e muito diferente do Deus dos cristãos. Esse deus impiedoso e sem senso de humor parece se vingar apenas de alguns que “zombam” dele e não de todos. Por exemplo, em 1985, o ator inglês Tim Curry interpretou o diabo no filme A Lenda e, até hoje – aos 72 anos de idade – parece não ter sido castigado divinamente, a não ser se colocarmos o derrame que o ator sofreu em 2012 – 27 anos após o filme (um deus que demora mais tempo pra resolver castigar, nesse caso) – como um castigo:

Em 1998, estreou o filme Advogado do Diabo, onde Al Pacino interpreta o cramulhão. O ator norte-americano atuou em mais outras dezenas de filmes e hoje, aos 78 anos, ainda não foi punido pelo papel.

Ainda falando de cinema, em 1988 estreou o polêmico filme A Última Tentação de Cristo, filme que retrata a vida de Jesus Cristo imaginando-se envolvido em atividades sexuais. O personagem principal foi interpretado pelo norte-americano Willem Dafoe, que só parece ter sido castigado até hoje apenas com a feiura (brincadeira, gente):

As imagens da “reportagem”

O texto do Top Five TV usa para ilustrar essa fake news uma foto de um carro escuro todo amassado (e não queimado), mas basta uma rápida busca na web para descobrirmos que essa imagem é de um acidente fatal ocorrido em maio de 2018, em Pouso Redondo (SC).

Quanto ao conteúdo da “reportagem” em vídeo, o que chama a atenção logo de cara é que o carro nas filmagens é diferente do usado para ilustrar a matéria. É que os criadores de fake news pegaram uma reportagem de outro acidente não fatal – ocorrido em fevereiro de 2018 em São Paulo – e fizeram uma montagem para esconder detalhes da reportagem original.

Conclusão

A notícia afirmando que o homem que interpretou o diabo vencendo Jesus em um desfile de escola de samba teria morrido carbonizado “como um castigo por ter zombado de Deus” é falsa!

Matéria do É-Fersas

Continue lendo

Fake News

É verdade que um cachorro mordeu o pênis de um pedófilo enquanto tentava estuprar crianças?

É mentira! Um cão não mordendo os genitais de um intruso que tentava estuprar uma criança

Publicados

em

Em 14 de novembro de 2017, vários sites da Web reproduziram um artigo informando que um cão da família havia salvado crianças pequenas adormecidas de abuso sexual mordendo os genitais de um intruso:

Um pedófilo foi deixado com ferimentos de “vida alterando” depois de subir pela janela do quarto de duas crianças pequenas, apenas para ser saudado por seu bulldog de estimação que mordeu seu pênis.

Randle James, de 52 anos, do condado de Saline, Arkansas, subiu na janela do primeiro andar da pequena casa da família, para a sala onde as duas jovens irmãs dormiam depois de passar e ver a janela aberta.

Depois de entrar no quarto das irmãs de 3 e 6 anos, James conseguiu mais do que esperava quando o Pitt Pull Terrier da família saltou para a defesa da garota.

O cão cortou os genitais do estuprador e engoliu o pênis e os testículos.

Não havia nenhuma verdade nesta história, que se originou com o Neon Nettle, um falso site de notícias que trafica em contos fabricados com clickbait. Este item não era nem mesmo original para Neon Nettle, pois se assemelhava a uma história anterior de um site de notícias falsas diferente, sugerindo que um pitbull arrancou os genitais de um homem que tentou estuprar o cachorro.

A fotografia que acompanhou a história de Neon Nettle não teve nada a ver com um ataque canino ou uma tentativa de estupro. Em vez disso, a imagem do suposto autor era uma imagem estática tirada de um vídeo mostrando a reação de um homem a receber ketamina (um anestésico) depois de fraturar o tornozelo em um acidente de skate.

Continue lendo

Fake News

Idoso ganhador da Mega Sena da Virada morreu sufocado na vagina de novinha?

É verdade que um maranhense de 74 anos de idade morreu sufocado na vagina da namorada uma semana depois de ganhar na Mega Sena da Virada?

Publicados

em

A notícia surgiu em diversos sites e blogs na segunda semana de janeiro de 2019 e rapidamente se espalhou também nas redes sociais. De acordo com o texto, Francinaldo Aparecido, vigia em um posto de combustível em São Luís (MA), teria sido um dos 52 ganhadores da ganhadores da Mega da Virada de 2019, faturando cerca de R$ 5,8 milhões!

O triste é que depois de uma semana após ter recebido o prêmio, seu Francinaldo teria se separado da sua esposa de 69 anos para namorar uma moça de 18 anos chamada Mayra que, durante uma noite de sexo, teria prendido a cabeça do namorado em sua vagina, matando o idoso por asfixia!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Um dos primeiros sites que ajudaram a espalhar essa notícia foi o Top Five TV – que já conhecemos bem aqui no E-farsas por inventar e disseminar diversas fake news. Para quem não se recorda (ou não conhece), o Top Five TV é o mesmo site que inventou a notícia afirmando que o programa Encontro com Fátima Bernardes teria reformado a casa da família do ladrão morto por uma PM em Suzano.

Os criadores de fake news parecem estar sem muitas ideias para novas notícias falsas. O texto da morte do “idoso asfixiado por uma vagina” se parece muito com essa outra história não comprovada, de um homem de 74 anos (também vigia) que teria morrido após ficar sem ar durante o sexo oral com uma uma mulher muito mais nova que ele. Nesse caso, o idoso morava em Belo Horizonte (MG).

A “novinha” usada na foto

Quem inventou essa fake news roubou uma das fotos do Instagram da linda Jazmira Arambula. No site de língua espanhola Soy Fútbol é explicado que Jazmira é modelo, mexicana e “professora de fitness”.

Quanto à foto do idoso, ela já é usada há tempos em várias fake news, como essa, afirmando que uma mulher de 24 anos mata o marido de 78 anos após obrigá-lo a fazer sexo por 7 dias seguidos.

Em março de 2018, a mesma foto do idoso foi usada para ilustrar outra fake news que afirmava que uma mulher de 24 anos teria sido presa após mentir que havia casado com um fazendeiro de 89 anos por amor. Ela estaria tentando aplicar um golpe no velho quando foi presa (só que nada disso aconteceu de verdade).

Conclusão

A notícia afirmando que um ganhador da Mega Sena da Virada teria morrido aos 74 anos por asfixia enquanto praticava sexo oral com sua namorada de 18 anos de idade é falsa!

Matéria do E-farsas 

Continue lendo

Fake News

Homem que esfaqueou cão em vídeo é morto com 50 facadas e imagens chocam?

Fake news envolveu vídeo que revoltou a internet brasileira e até a apresentadora Xuxa

Publicados

em

Recentemente, um vídeo com maus tratos a animais revoltou brasileiros. Nas imagens, um homem aparece dando uma facada em um cachorro em um bar. O vídeo chegou até a revoltar a apresentadora Xuxa Meneghel, que, a partir de sua página no Facebook, não apenas divulgou as imagens como também solicitou que alguém identificasse o sujeito.

Apesar da ira de Xuxa, o vídeo acabou viralizando na internet. Não demorou muito para que o caso desse o que falar. Algumas pessoas acabaram identificando o agressor, que seria um mexicano. Um site, inclusive, chegou a dizer que ele foi morto a facadas. Mas será verdade isso?

Fake news envolvendo caso do homem que agrediu cachorro em bar viraliza

A notícia de um site de nome ‘Congresso em foco’ dizia que o homem que agrediu o cão no vídeo foi encontrado morto. O site divulga até supostas imagens do caso e diz que o agressor do animal foi morto por populares. Ele teria levado mais de cinquenta golpes de faca.

É claro que uma notícia como essa viraliza, mas nada nela é verdade. Até a foto utilizada para falar sobre o caso é de outro. Ainda assim, a fake news (notícia mentirosa) acabou viralizando em redes como o Facebook e o Twitter.

Reveja o vídeo que viralizou:

Matéria do Notícia Ao Vivo

Continue lendo

Fake News

É FAKE! Paraense quase morreu ao enfiar uma jiboia no seu orifício anal

de que um homem morador do Pará quase morreu e foi parar no hospital ao tentar introduzir uma cobra em seu ânus?

Publicados

em

A notícia surgiu em publicações de alguns sites e blogs no final da primeira quinzena de dezembro de 2018 e rapidamente se espalhou também no Facebook. De acordo com um texto acompanhado de fotos, um jovem paraense teria introduzido uma jiboia em seu próprio ânus e a “brincadeira” quase resultou em morte. O rapaz, que não teve seu nome divulgado, seria morador de Tucum (PA) e acabou tendo que recorrer a um hospital para socorrê-lo.

Verdade ou mentira?

O fato surgiu no site No Amazonas é Assim que, como já mostramos aqui no E-farsas, é um site especializado em espalhar notícias falsas. Esse site cita como fonte um site chamado “Folha Brasil News”, mas não encontramos nenhum jornal ou site com esse nome.

A “reportagem” se parece muito com uma fake news que já desmentimos em agosto de 2017. Só que na primeira versão, quem teria ido parar no hospital era uma mulher: Mulher enfia cobra jiboia na vagina e quase morre.

Perceba que a cobra é a mesma nas duas fake news!

As fotos usadas nessa farsa

Como já mostramos, a foto da cobra é de um crime ocorrido em agosto de 2016, na Inglaterra, quando uma britânica de 28 anos chamada Jennifer Lampe foi presa por cortar as cabeças de duas cobras “de estimação” depois de uma noite de bebedeira.

Quanto a foto do rapaz deitado em uma cama de hospital, não encontramos a sua origem.

Conclusão

Não há em nenhum jornal local ou nacional nada a respeito desse “incidente”. O primeiro site a publicar a notícia é conhecido por espalhar fake news e não há nenhum dado provando que isso seja verdade. As fotos usadas não tem nenhuma relação com a história narrada!

Matéria do E-Farsas

Continue lendo
Publicidade