Siga-nos nas redes sociais

Região

Morre o empresário José Dias de Macêdo, fundador do Grupo J. Macêdo

O empresário cearense morreu aos 99 anos, em casa. A empresa que fundou foi aberta há 79 anos

Publicados

em

O empresário José Dias de Macêdo faleceu na manhã desta quinta-feira (6), às 4h30. Natural de Camocim, ele morreu em casa, aos 99 anos. O cearense fundou o Grupo J. Macêdo, que possui 79 anos de história.

A empresa começou como uma representação comercial em Fortaleza. O primeiro moinho, o Fortaleza, foi inaugurado após 13 anos de atuação, em 1952.

Macêdo deixa oito filhos. Amarílio, Roberto e Maria seguiram com os negócios do pai. O velório terá início às 12h, com Missa de Corpo Presente às 15h ,na igreja do Cristo Rei, na Aldeota. O sepultamento acontece às 16h, no Cemitério São João Batista.

Trajetória

O fundador do Grupo J.Macêdo nasceu na cidade de Camocim, no interior do Ceará. Durante 64 anos foi casado com Maria Proença de Macêdo (1922 – 2006). Formou-se em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Ceará, em 1945. No dia 9 de setembro de 1939 fundou o Grupo J.Macêdo.

O gestor foi um ícone de uma geração empresarial no Ceará e no Nordeste, integrando a região às nascentes da industrialização do Brasil. Ele foi responsável por fundar o primeiro moinho de trigo, o primeiro frigorífico industrial e a primeira cervejaria do Estado. Além da fábrica de transformadores e pneus do Nordeste.

Foi Deputado Federal por três legislaturas (1959 a 1971) e Suplente de Senador da República, com dois mandatos (1971 a 1987), tendo assumido a cadeira de titular na última legislatura

O Grupo J. Macêdo atua nos mercados de alimentos e tintas. A J.Macêdo S/A lidera os segmentos de farinha de trigo doméstica e misturas para bolo, e é a segunda empresa nacional de massas alimentícias, com as marcas Dona Benta, Petybon, Sol, Boa Sorte e Brandini.

A Hidracor, fabricante de tintas imobiliárias, destaca-se por sua forte atuação nas regiões Norte e Nordeste do país.

Matéria do Tribuna do Ceará

Publicidade
1 comentário

1 comentário

  1. Marketing Digital GR3

    9 de dezembro de 2018 at 13:44

    Gostei muito do seu site. Voltei e gosto muito do seu post. Aproveito para deixa endereço do meu site https://www.gr3web.com.br GR3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Região

Morador de Cascavel é atingido por raio quando trafegava de moto na CE-040

Segundo moradores, após ser atingido por um raio, o motociclista caiu e foi atropelado e arrastado por um carro

Publicados

em

Um homem morador de Cascavel morreu na início da manhã desta quinta-feira (21) ao ser atingido por um raio na CE-040, próximo à cidade de Pindoretama, a 36 quilômetros de Fortaleza.

O caso aconteceu por volta das 6 horas, quando o homem trafegava de moto na estrada. Segundo relato de moradores da região, após ser atingido por um raio, ele caiu e foi atropelado e arrastado por um carro por quase 1 km.

Quando a equipe do programa Barra Pesada/TV Jangadeiro chegou ao local, o corpo já havia sido retirado. Não há identificação da vítima.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que o caso está sendo tratado como colisão frontal entre carro e moto. “Somente a perícia poderá dizer se houve descarga elétrica antes da colisão. O corpo ainda não foi liberado”.

Até a manhã desta quinta-feira (21), pelo menos 84 municípios registraram chuvas nas últimas 24 horas, de acordo com os dados da Funceme. O órgão ainda não soube contabilizar o acúmulo registrado na capital. Em Fortaleza, a chuva veio acompanhada por ventos fortes e também incidência de raios por volta das 8h desta quinta.

Matéria do Tribuna do Ceará

Continue lendo

Região

Bebê de 9 meses é atacada por pitbull dentro de residência em Fortaleza

O cachorro estava solto quando atacou o bebê nos braços de um adulto. A criança sofreu arranhões e foi encaminhada ao IJF

Publicados

em

Um bebê de nove meses foi atacado por um cachorro da raça pitbull em uma residência no bairro Papicu, em Fortaleza, na noite desta quinta-feira (22). A criança sofreu arranhões nas costas e também na virilha. Devido aos ferimentos, a menina foi encaminhada para o Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro.

De acordo com a tia da criança, Alicia Silva, a bebê estava nos braços de um adulto quando o cachorro avançou para atacá-la. Por sorte, o pitbull não chegou a mordê-la.

Alicia acrescenta que o animal não tinha histórico de ataques. A criança estava nos braços de uma amiga da família quando o cachorro se soltou.

“Ele não conseguiu mordê-la. Os médicos disseram que ela (a bebê) está bem e não precisa ser submetida a cirurgia”, ressaltou a tia da vítima. Após o ataque, a família decidiu não ficar mais com o animal.

Matéria do Tribuna do Ceará

Continue lendo

Região

Ônibus tomba e deixa 30 feridos no Cocó; vídeo mostra retirada de vítimas do veículo, assista

Acidente em Fortaleza deixou 30 feridos com fraturas expostas e luxações

Publicados

em

Um ônibus tombou na manhã desta quinta-feira (21) na Av. Engenheiro Santana Júnior, no Cocó. O acidente em Fortaleza deixou 30 pessoas (28 passageiros, o motorista e o cobrador), segundo o tenente Romário Fernandes, do Corpo de Bombeiros.

Entre as vítimas, há pessoas com fraturas expostas e luxações, de acordo com o tenente Fernandes. Todos foram encaminhados para hospitais.

O ônibus, da empresa Santa Cecília (veículo 36214), pertence à linha Grande Circular 2 (052), em Fortaleza, e havia saído do terminal do Papicu em direção à Messejana. O veículo tombou na entrada do túnel Wellington Landim, que dá acesso ao Papicu e ao Parque do Cocó. A velocidade do veículo estava dentro da permitida (30km/h), segundo a Autarquia Municipal de Cidadania e Trânsito (AMC).

O Sistema Verdes Mares procurou a empresa de ônibus Santa Cecília e foi informado por telefone que só a partir de 13h os funcionários retornam do almoço e poderão responder sobre o acidente.

Testemunhas relataram que o coletivo trafegava pela via, quando foi “cortado” por um carro. O motorista teria desviado para não bater no veículo, subido em uma mureta, perdido o controle e tombado. Outra hipótese, apontada pelo major Edir Paixão, do Corpo de Bombeiros do Mucuripe, é que ônibus tenha deslizado na pista por conta da chuva, subido no canteiro lateral e tombado.

Devido ao acidente em Fortaleza, a via ficou bloqueada nos dois sentidos e um grande congestionamento se formou no entorno da avenida, uma das mais movimentadas da Capital. O coletivo será retirado da avenida apenas às 14h.

Várias viaturas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu foram ao local atender a ocorrência e socorrer as vítimas, incluindo duas ambulâncias, duas de salvamento e uma de combate a incêndio, sendo esta por precaução, segundo os Bombeiros.

Matéria do DN

Continue lendo
Publicidade