conecte-se conosco

Oi, o que você está procurando?

Mceara.com

Região

Lua cheia é vista com coloração alaranjada no céu de Fortaleza nesta sexta-feira

A aparência diferente do astro pode ser percebida logo no início da noite, em razão de um eclipse penumbral

Quem olhou para o céu de Fortaleza na no início da noite desta sexta-feira (5) se surpreendeu com uma lua cheia que parecia maior em tamanho e com uma coloração mais avermelhada.

A razão para a aparência fora do normal do astro é um eclipse lunar, conforme esclareceu a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). O tom mais avermelhado da lua ficou conhecido como Lua de Morango, que recebeu esse nome em referência ao início do período de colheita de morangos no hemisfério norte. A lua apareceu desta forma na América do Sul, na Ásia, na Europa e na Autrália.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Em Fortaleza, entretanto, o fenômeno pode ser visto com mais nitidez logo nos primeiros momentos da aparição da lua. Segundo o astrônomo Dennis Weaver, houve um pequeno eclipse penumbral que pode até ser invisível ao olho humano.

Ainda assim, pessoas se reuniram na Praia de Iracema e no Espigão para apreciar o momento, embora o decreto de isolamento social ainda esteja em vigor e não é permitida a ida aos espaços públicos.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Segundo a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), a vigilância na área da praia para orientar a presença de eventuais frequentadores permanece sendo feita. Na tarde desta sexta-feira, inclusive, cerca de 40 pessoas foram abordadas na Avenida Beira-Mar, entre o Mercado dos Peixes e a Praia de Iracema. “A Agefis atuou em 61 pontos da cidade hoje, para inibir aglomerações, ordenar filas e alertar acerca do isolamento social”, informou em nota. As ações têm apoio da Guarda Municipal.

Propaganda. Role para continuar lendo.
Propaganda