Funceme prevê chuvas nas regiões Central e Norte do Ceará no último fim de semana de maio - Mceara.com
Siga-nos nas redes sociais

Região

Funceme prevê chuvas nas regiões Central e Norte do Ceará no último fim de semana de maio

Para sábado e domingo, a previsão é de probabilidade de chuvas nas regiões no Litoral, Maciço de Baturité, na Região da Ibiapaba e no Vale do Jaguaribe

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos(Funceme) prevê chuvas isoladas para o último fim de semana de maio, principalmente, nas regiões Central e Norte do Ceará. Entre as 7h de quinta-feira (23),e as 7h desta sexta-feira (24), as maiores precipitações foram em Groaíras, Granja e Umari.

Segundo o órgão, a presença de nuvens sobre o território do Ceará indica nebulosidade variável com chuvas isoladas na faixa litorânea. Há ainda chance de chuva no Maciço de Baturité, na Ibiapaba, no Sertão Centrale Inhamuns.

Sábado

Para o sábado (25), a Funceme prevê condições semelhantes com nebulosidade variável com chuva isolada no Litoral, no Maciço de Baturité, na Região da Ibiapaba e no Vale do Jaguaribe.

Domingo

A previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva nas regiões Central e Norte e, no Sul, possibilidade de precipitações. Há uma tendência de que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) fique mais perto da costa Norte do Nordeste, o que pode provocar precipitações, segundo a Funceme. A Zona de Convergência é o principal sistema indutor de chuva no Ceará, de fevereiro a maio. “Caso este cenário indicado aconteça, o Ceará pode receber melhores chuvas sobre o litoral e áreas do centro-norte do estado”, comenta Raul Fritz, meteorologista da Funceme.

Chuvas em mais de 30 municípios

O Ceará registrou no intervalo entre as 7h de quinta-feira (23, e as 7h desta sexta-feira (24), chuvas em apenas 31 municípios. As maiores precipitações aconteceram em Groaíras (26 mm), Granja (23 mm) e Umari (21,6 mm).

10 maiores chuvas por posto no dia:

(41 postos com chuva de 69 informados)

Groaíras (Posto Groaíras): 26.2 mm

Granja (Posto Pessoa Anta): 23.0 mm

Umari (Posto Umari): 21.6 mm

Viçosa do Ceará (Posto Manhoso): 18.0 mm

Umari (Posto Sítio Canto): 17.2 mm

Granja (Posto Sambaiba): 16.8 mm

Coreaú (Posto Ubaúna): 16.0 mm

Itapajé (Posto Itapajé): 14.4 mm

Uruoca (Posto Campanário): 14.0 mm

Paracuru (Posto Paracuru): 13.3 mm

DN

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *