Avião que caiu e matou 176 pessoas foi atingido por míssil no Irã e vídeo mostra o exato momento - Mceara.com
Siga-nos nas redes sociais

Mundo

Avião que caiu e matou 176 pessoas foi atingido por míssil no Irã e vídeo mostra o exato momento

Segundo o New York Times, imagens mostram um míssil atingindo o Boeing 737-800 da Ukrainian Airlines, que caiu em Teerã na madrugada de quarta

O vídeo verificado pelo The New York Times mostra um míssil iraniano a atingir um avião perto do aeroporto de Teerão, a área onde um jacto ucraniano caiu na quarta-feira, matando todas as 176 pessoas a bordo.

Enquanto os investigadores trabalham para determinar uma causa oficial do acidente, o vídeo ofereceu novas pistas sobre o acidente, que veio horas depois de um violento confronto entre o Irã e os Estados Unidos. Oficiais americanos e aliados disseram na quinta-feira que acreditavam que um míssil iraniano havia derrubado o avião acidentalmente.

Uma pequena explosão ocorreu quando o que parece ser um míssil atingiu o avião sobre Parand, uma cidade perto do aeroporto, mas o avião não explodiu, mostrou o vídeo. O jato continuou voando por vários minutos e voltou em direção ao aeroporto, o The Times determinou. O avião, que até então havia parado de transmitir seu sinal, voou em direção ao aeroporto em chamas antes de explodir e cair rapidamente, outros vídeos verificados pelo The Times mostraram.

Fontes: Flightradar24, OpenStreetMap, Google | Nota: Os horários estão na hora local. Por Lauren Leatherby e Anjali Singhvi

As pistas visuais e sonoras nas filmagens também coincidem com as informações de trajectória de voo e imagens de satélite da área próxima do local onde o avião caiu. As imagens de satélite foram tiradas na quinta-feira e fornecidas ao The Times pela Maxar Technologies, uma empresa de tecnologia espacial.

No vídeo, aproximadamente 10 segundos passam entre o flash de impacto do que se acredita ser um míssil e o som da explosão atingindo a câmera. O atraso do som indica que o avião estava a pouco mais de duas milhas da câmera no momento do impacto. Essa distância alinha-se com o percurso do voo da Ukraine International Airlines, tal como registado pela companhia aérea FlightRadar24.

Por The New York Times | Source: Imagens de vídeo fornecidas por Nariman Gharib; imagem de satélite da Maxar Technologies

Outros detalhes no vídeo ajudam a verificar a sua autenticidade. Os edifícios vistos ao fundo têm pelo menos cinco andares e têm um design distinto. Várias filas de edifícios uniformemente espaçados são visíveis, consistentes com a vista aérea do complexo de edifícios em imagens de satélite.

Por The New York Times | Source: Capturas de tela de vídeo fornecidas por Nariman Gharib; imagem de satélite da Maxar Technologies

O pequeno edifício visto à esquerda do vídeo, e a moldura de metal vertical ao seu lado, podem ser ambos vistos em imagens de satélite.

Por The New York Times | Source: Capturas de tela de vídeo fornecidas por Nariman Gharib; imagem de satélite da Maxar Technologies

Este equipamento é visto brevemente no final do vídeo. Está posicionado a menos de 10 metros do pequeno edifício, e também pode ser visto em imagens de satélite do local.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *